O que é o OPM3

O OPM3 Organizational Project Management Maturity Model é um padrão mundialmente reconhecido de melhores práticas para avaliar e desenvolver capacidades organizacionais na Gestão de Portfolios, Programas e Projectos. É um standard publicado pelo Project Management Institute (PMI®). O OPM3 ajuda as organizações a desenvolverem o plano que devem seguir para melhorar o seu desempenho. A 1ª edição contou com a colaboração de mais de 600 profissionais de todo o mundo e a 2ª edição (2008) foi reconhecida pelo American National Standards Institute (ANSI) como um Padrão Nacional Americano. 

Após a construção do OPM3, um conjunto de individuos manifestou interesse em apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços específicos para quem esteja a adoptar o modelo. 

Pouco tempo depois o PMI® criou o ProductSuite OPM3®, que é um conjunto de ferramentas de software que permite aos prestadores de serviços e consultores usar as mais poderosas ferramentas de diagnóstico e de melhoria do mundo. 

A Segunda Edição do OPM3 está alinhada com a 4 ª Edição do Guia PMBOK (Guia Project Management Body of Knowledge), com a segunda edição da norma de Gestão do Programas, e com a segunda edição da norma de Gestão de Portfólios. 

Os Consultores que são certificados pelo PMI® no OPM3 ProductSuite foram treinados para ajudar as organizações a identificar e escolher entre as opções de melhoria com base em prioridades estratégicas, benefícios, custos, pré-requisitos técnicos, e outros factores. A certificação confirma estas capacidades e competências. 

O OPM3 foi concebido para fornecer uma larga gama de benefícios para as organizações, para a gestão de topo, e para todos aqueles envolvidos em actividades de Gestão de Projectos. Alguns dos benefícios que ocorrem com a utilização organizacional do OPM3 são: 

1. Aumenta fortemente a ligação entre o planeamento estratégico e a execução. Os resultados dos projectos são muito mais previsíveis, confièveis e consistentes. 

2. Passa a haver medida da correlação entre a Gestão de Projectos, Programas e Portfólios e o sucesso organizacional. 

3. O OPM3 identifica as melhores práticas que apoiam a implementação da estratégia organizacional por meio de projectos bem sucedidos. 

4. Identifica as capacidades específicas que compõem as melhores práticas, e as dependências entre as Capacidades Organizacionais e as Melhores Práticas. 

Há 3 sistemas que podem ajudar a fazer uma intervenção OPM3 numa organização. 
O primeiro está no standard e consiste num “self assessment” que permite que a organização faça um rápido autodiagnóstico, mas cujos resultados são de difícil validação. 
O segundo é designado por OPM3 on-line, que é considerado como uma pesquisa superficial, que não recolhe as informações necessárias para que a organização possa implementar o OPM3. O OPM3 on-line não reflecte o standard pois propõe questões de avaliação em termos das melhores práticas, mas não em termos de declarações testáveis. Por tudo isto, em 2010 o PMI® decidiu impedir a venda do OPM3 Online por consultores não certificados. O OPM3 online exclui 72% do standard OPM3. 
O 3º sistema é o OPM3 ProductSuite; que é uma ferramenta de avaliação muito mais robusta e confiável de maturidade e que funciona com a totalidade do standard OPM3. Só os consultores que são certificados pelo PMI® podem usar o OPM3 ProductSuite.