Seminário avançado de OPM3® no Brasil

Organizado pelo parceiro Ambithus para o estado do Ceará no Brasil, a Portfolio Gestão e Capacitação, decorreu nos passados dias 27 e 28 de Abril, em Fortaleza, um seminário avançado de OPM3® - o modelo de avaliação de maturidade do PMI ® (Project Management Institute), com a participação de mais de 20 representantes das principais empresas da região. 

O seminário decorreu em duas sessões, uma 6ª feira ao final da tarde e no sábado de manhã, e permitiu aos participantes um contacto, em primeira mão, com as potencialidades de suporte para a transformação organizacional que o OPM3® fomenta e induz. As opiniões revelaram um absoluto sucesso e próximas edições estão já a ser equacionadas. 


Os participantes demonstraram um alto nível de desenvolvimento profissional e os exemplos apresentados e discutidos no seminário permitiram que o especialista Ambithus, certificado pelo PMI® como assessor e consultor em OPM3®, José Angelo Pinto, PMP, MIS, OPM3 CC, ficasse com uma imagem muito positiva do grau de maturidade das empresas do estado do Ceará, fruto também do trabalho de divulgação e de implementação das boas práticas internacionais do PMI que a Portfolio Gestão e Capacitação tem vindo a introduzir na região.

Quando entrevistado referiu: "O OPM3® é especialmente útil quando o nível de maturidade é elevado, habitualmente em Gestão de Projectos, pois a percepção dos pontos fracos e dos espaços para melhoria é mais difícil quando a organização já tem um nível alto de maturidade em Gestão de Projectos. É nestas situações em que as partes do modelo do OPM3® que estão estruturadas para a gestão de portefólio e para a gestão de programas é especialmente útil, pois as organizações melhoram significativamente os seus processos em consequência da investigação organizacional realizada de acordo com as regras do modelo."


O especialista da Ambithus aproveitou a ocasião para apresentar cumprimentos a diversas autoridades locais e apresentou o projecto OPM3 Portugal aos Cearenses.